O RIO E A SANGA

O RIO E A SANGA

O Rio Itaguá e a Sanga Grande deslizam sobre o mesmo leito. Porém, de forma um tanto diferente. Na maior parte do ano ou por um ano todo, águas cristalinas formam o Rio Itaguá; eventualmente, em tempos desavisados, essa paz operativa é assaltada por uma avalanche de águas barrentas que carregam plantas e peixes, além de devastar as margens. Aí, o rio vira uma sanga.

O Rio Itaguá escorre manso como uma água cotidiana, com a regularidade de um relógio, já a Sanga Grande é força de enxurrada devastando a vegetação ribeirinha. Ele é todo encanto; ela é pura fúria.

Para quem vê um corguinho passar cantando na maioria dos dias normais não imagina que, nas meias-estações, esse seja invadido por torrentes descontroladas que carregam pontes e barragens. Até mesmo as pedras do leito, que servem de esteira para as águas tranquilas do de-quase-sempre, são arrastadas pelas correntezas dos temporais.

Também de excessos os dois são tomados: o Rio Itaguá é acometido de secas avarentas que roubam quase toda a sua água; a Sanga Grande, nos inícios de outonos e de primaveras, é dominada por epidemias de enchentes, como que diarreias da Natureza.

Se ele sofre continuamente dessa anemia de seca, ela, esporadicamente, é tomada por ataques convulsivos de descargas atmosféricas que transformam a regularidade costumeira em evento bissexto.

Vocês podem estar pensando que esse texto e um surto poético, mas asseguro que ele retrata apenas a realidade real, possível de ver e de comprovar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.