ARTES E ARTIMANHAS

A semântica e a sintaxe permitiram e foram fundamentais para a evolução da linguagem e do pensamento que nos diferenciaram dos outros animais. Inclusive, continuam a nos diferenciar dos demais seres humanos. Escrevendo, falando e pensando ampliamos os espaços infinitos da mente. A elaboração de ideias e a aprendizagem através do diálogo criam dimensões sobrenaturais de existência. Além de vivermos a dimensão física, podemos construir amizades, comunidades e sociedades.

A maioria das pessoas usa essas artes e engenhosidade para organizar o entorno, produzir beleza, auxiliar a natureza, cooperar e criar confortos. Alguns, entretanto, se utilizam desses instrumentos para iludir, ludibriar, lograr, agredir, conquistar, enriquecer e dominar.

Fazendo o bem, a maioria das pessoas amplia o mundo individual; em geral, as pessoas fazem pouco barulho e procuram conviver em harmonia.

Os beligerantes competitivos, que são minoria (nos dois sentidos, de minoridade e de limitada parcela populacional), fazem sucesso nos palcos da vaidade, da cobiça e da intolerância.

Continuamos vivendo como os escravos do Reino do Brasil no Século XIX: somos maioria esmagadora, mas aceitamos o jugo do barbante que manipula a multidão que coopera e trabalha para que todos tenhamos uma vida prazerosa. Sem rebeldia, nos submetemos à maldade de discursos e de ciladas.

Anúncios

Um comentário sobre “ARTES E ARTIMANHAS

  1. Gostei muito do livro de semântica. Um dos aspectos que mais me agradou se refere ao modo como as sentenças do discurso falado podem ser construídas por regras tão distintas daquelas do discurso escrito. Tive uma epifania sobre como os diálogos devem ser construídos e o que os faz verossímeis ou não. A narrativa de ficção, penso agora, deve ter um fluxo composto de discurso escrito e de discurso falado transposto para o papel. Ligo esta noção com aquela que o Stephen King colocou, de reduzir os advérbios. O discurso falado se artificializa com os advérbios, tenho notado isso em conversas espontâneas. As descrições nas narrativas também podem seguir este fluxo natural, sem adereços, simples e direta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.