ORAÇÃO

Meu corpo é meu templo. A singularidade de suas linhas faz a diferença.

 Devo respeitá-lo, alimentá-lo, mantê-lo limpo e sadio. Abrigá-lo da tempestade, do frio e da insolação. Porém, outras vezes, banhá-lo de luz, saciá-lo de água, mergulhá-lo no mar; entregá-lo à Mãe-Natureza.

 Sou responsável pelo meu corpo; ele é sagrado, único e inédito. Há olhares indiscretos; devo cobrir a carne e guardar seus segredos. Devo defendê-lo da violência, afastá-lo da vulgaridade.

 Devo usar meu corpo intensa e totalmente: estender fibra por fibra, usufruir o momento em cada detalhe; sorver o mundo pelos sentidos, vibrar no ritmo da vida e, depois, gozar o descanso.

 Admiro a perfeição do meu corpo: leveza e peso, destreza e habilidade; a força e a suavidade no amar; a capacidade de surpreender e de conseguir superar limites; a naturalidade com que suporta a dor e vive as simples alegrias cotidianas.

 E, após seu tempo, quero que meu corpo se desfaça em paz; finalmente recolhido ao seio da Mãe-Natureza.

Tessari, Mario. Momentos. Tubarão, Editora Unisul, 2004.

Anúncios

9 comentários sobre “ORAÇÃO

  1. Mario,

    Achei sensacional esse seu projeto de disponibilizar todas as suas obras para download gratuito. Eu também faria isso se eu estivesse no seu lugar. Com toda a certeza, é a forma mais rápida e eficaz de distribuição.

    Abraços,
    Thiago.

  2. Sou grato ao Tessari por tantas leituras, por tantas descobertas que somente a sensibilidade do autor é capaz de alcançar. E agora posso, graças a ele, compreender os versos que escreveu um poeta saxão, séculos atrás: “Inside the forrest; Behind the hills…”, além das montanhas e florestas do Planalto Catarinense, [The Tessari’s feather glasses], a pena do Tessari exprime, reflete – atrevo-me a traduzir e completar. Não me recordo mais do nome do autor, mas é verdadeiro que no título do poema figurava a palavra “Soul”. O Sul? Sim, o Sul geográfico e íntimo: a prosa e a poesia vêm do Sul, vêm da alma …
    Abraços,
    Evandro Chagas.

  3. Mario,em primeiro lugar, estás bonitinho na nova foto(risos).
    Pois bem, gosto de ter o livro nas mãos e tenho teus excelentes livros que já comentei. Vou achar um tempo para ler os outros que não possuo. A minha leitura é noturna, leio antes de pegar no sono. Mania minha. […]
    Felicidades neste novo empreendimento.
    Maura Soares

  4. Querido Amigo, primeiramente, aproveito o espaço para agradecer os preciosos presentes: teus livros! Tive o prazer e a honra de compartilhar teus escritos, causos, poemas, pesquisas e observações! O livro RODA DE CHIMARRÃO já passou em muitas mãos. Até o Salesio que não é chegado a leitura leu e teceu comentários com muita alegria! Os causos, as expressões, os personagens, segundo ele, são familiares! Gostamos muito!
    Felicidades e parabéns pela persistência na concretização dos teus sonhos! Amigo de fé, você mora para sempre no meu coração! Abraços saudosos! Zenira

    • Querido e saudoso amigo,
      Obrigada pelo valioso presente. Sabemos que o conhecimento deve ser compartilhado. Todo e qualquer tipo de conhecimento que possa fazer o ser humano melhor. Grande e fraterno abraço.

  5. Quem te conhece sabe que tu estás nas linhas de teus contos, poemas e causos; enfim, tua fala, simplicidade e exatidão nos deixam próximos. Hoje, repartes teus sonhos sonhado com o mundo. Assim é o Mario, sem fronteiras.

  6. Li praticamente todos os livros do Mário, que conheço desde os velhos tempos de O Trombone.
    Mário é gênio que, como diz outro grande amigo, o Fernando, “vive escondido no meio do mato conversando com as abelhas”. Por sinal, foi lendo o Mário que aprendi muito sobre as abelhas.
    O Mário é meu irmão e fica até chato ficar falando dele. Só posso falar bem. Escreve pra cacete!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.